A Polícia Civil do Estado de Goiás criou a Divisão do Observatório de Violência Doméstica, um órgão especializado no monitoramento de dados sobre violência contra a mulher. A nova estrutura foi instituída pela Portaria nº 174, assinada pelo delegado-geral André Gustavo Corteze Ganga na última quinta-feira (13) e publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (17)
O observatório funcionará dentro da Gerência de Análises Criminais da Chefia de Polícia Judiciária e terá como finalidade acompanhar estatisticamente, em tempo real, os casos de violência doméstica e familiar no estado, para embasar ações mais eficazes de combate a esses crimes.
Entre as atribuições da nova divisão estão: monitorar continuamente as estatísticas criminais, identificar padrões e fatores de risco, produzir relatórios periódicos e estudos analíticos sobre a incidência da violência doméstica em Goiás.
A criação do observatório ocorre em um contexto alarmante: nos últimos dez anos, pelo menos 11.859 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, segundo dados do Ministério da Justiça citados na portaria.
A expectativa é que a análise sistemática dos dados permita identificar padrões e tendências, possibilitando ações preventivas e repressivas mais direcionadas e eficientes no combate à violência contra a mulher em Goiás.