Pré-candidatos a prefeito de Goiânia podem ter sido confundidos pelo eleitorado

Teria o eleitor confundido Gustavo Gayer com Gustavo Mendanha?

Pendeu fortemente à direita o resultado do levantamento feito pelo Goiás Pesquisas, divulgado hoje (23/1). De acordo com o instituto ligado ao site Mais Goiás, se as eleições em Goiânia fossem hoje, assim seria o voto do eleitorado goianiense, na pesquisa estimulada: 

Gustavo Gayer (PL) 20,71%
Vanderlan Cardoso (PSD) 20,34%
Bruno Peixoto (UB) 13,40%
Adriana Accorsi (PT) 12,42% 
Rogério Cruz (Republicanos) 9,50%
Sandro Mabel (Republicanos) 3,17%
Jânio Darrot (MDB)0,97%
Indecisos 10,60%
Branco ou nulo, 8,89%

Analistas experientes questionam: Teria o eleitor goianiense confundido Gustavo Gayer com Gustavo Mendanha? Eles avaliam que pode ter havido uma confusão no eleitorado, que teria tomado o deputado federal Gustavo Gayer pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (MDB). O ex-prefeito de Aparecida foi candidato a governador há dois anos e ainda tem bom recal no público, com experiência comprovada como chefe de Poder Executivo.

É uma tese possível, pois o recal de Mendanha ainda é grande.

Não se pode desprezar também a força do bolsonarismo, com o qual Gayer é o candidato mais identificado. Mesmo nos piores momentos – leia-se: em meio ao negacionismo e às mortes da pandemia de Covid-19 – Jair Bolsonaro nunca deixou de ter pelo menos 25% de aprovação como presidente da República.

Jânio Darrot ainda tem tempo para correr atrás

Seja qual for a tese correta, o fato é que o retrato de hoje mostra que, a se confirmar o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot como o candidato apoiado pelo Palácio das Esmeraldas, ele terá que trabalhar muito para ser conhecido pelo eleitorado goianiense, pois seu número ainda está baixo. Mas, em suma, ainda há tempo.

Em tempo: Mendanha não pode disputar por impedimento legal. A Justiça eleitoral entende que seria um caso de “prefeito itinerante”.

O levantamento do Goiás Pesquisas foi realizado entre 17 e 19 de janeiro e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás  (TRE-GO) sob o número 05035/2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *