/Mabel apresenta novo projeto para o Centro de Goiânia, o 11º em 25 anos
Ilustrar a situação da Rua do Lazer

Mabel apresenta novo projeto para o Centro de Goiânia, o 11º em 25 anos

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou nesta semana mais um plano para revitalização do Centro da capital. O novo projeto Centraliza se junta a uma longa lista de propostas similares – é o 11º plano nos últimos 25 anos que promete revitalizar a região central, segundo levantamento do jornal O Popular.

A novidade em relação à gestão de Rogério Cruz é uma abordagem por etapas. Mabel cita adequações no Jóquei Club (chegou a falar em transferir o clube para a prefeitura), seguindo pela Rua 3 e Avenida Goiás, onde estão previstas reformas de fachadas (outro projeto antigo) e melhorias no paisagismo. Para a tradicional Rua 8 (Rua do Lazer), a proposta inclui restaurantes inspirados em modelos europeus e espaços para música ao vivo e exposições.

Será preciso, antes, dar à região a sensação de segurança que anda faltando por lá. Lixo, equipamentos públicos quebrados e cheiro de urina são comuns por lá. Precisará também negociar com as igrejas que há muito habitam o espaço, dividindo-o com pessoas em triste situação de rua.

Já na Rua 44 e Praça do Trabalhador, Mabel pretende que as intervenções visam aumentar o movimento noturno. “Vamos implantar o estacionamento rotativo e agilizar esse Centro. Não faremos tudo de uma vez porque essas coisas não acontecem assim. É simplificar e ir fazendo”, explicou o prefeito, em abordagem que tenta se diferenciar de projetos anteriores que prometiam transformações completas.

Outra ideia apresentada é a criação de um city tour integrando o Setor Central ao circuito do turismo de compras da cidade, conectando-o à região da Rua 44 e à Avenida Bernardo Sayão.